A VERDADE SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: DESCUBRA O QUE VOCÊ NÃO APRENDEU NA ESCOLA!

 


O Brasil, nosso país, comemora neste ano de 2022 seus 200 anos, dois séculos de independência. O que comemoramos hoje, 7 de setembro, é a Proclamação da Independência, o evento mais conhecido relacionado à Independência do Brasil. Às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822, o então príncipe Dom Pedro I “deu o grito” que ficou conhecido como “Independência ou Morte”. Com isso, ele proclamou a independência, tornando-se imperador do Brasil que se separou de Portugal.

São corretas todas as informações acima, mas a maioria das pessoas ignora a outra parte da história: em meio ao desejo de romper com Portugal que nascia desde que o pai de dom Pedro, Dom João VI, fora embora, o príncipe Dom Pedro viajou e deixou a Princesa Leopoldina, sua esposa, como regente interina. Enquanto ele estava fora, a princesa recebeu a notícia de ordens de Portugal para o marido abandonar o Brasil. Assim que o príncipe regente fosse embora, o Brasil deixaria de ser Reino Unido (um só Império com Portugal) e tornar-se-ia colônia novamente, sem autonomia administrativa. O problema era urgente e Dona Leopoldina decidiu convocar o Conselho de Estado, que auxiliava o príncipe e a princesa regentes a tomar decisões graves. O Conselho, reunido em 1/09/1822 sob a liderança de José Bonifácio, aconselhou a princesa que o melhor a fazer era declarar o Brasil como independente. A decisão da princesa foi também a favor da independência e ela escreveu uma carta para o príncipe comunicando o resultado da reunião com o Conselho. Foi aquela a carta que ele recebeu às margens do Ipiranga há 200 anos exatos. A partir de então, o casal real se tornou Imperador e Imperatriz do Brasil, dando início ao Primeiro Reinado.

A respeito da Imperatriz Dona Leopoldina:

Leopoldina nasceu na Áustria, teve educação primorosa, voltada desde cedo à ciência e ao exercício da política e das funções de governo. Ela era hábil, apta à diplomacia e à solução de problemas.

Sem a atuação da nossa Imperatriz, a Independência talvez não fosse conseguida. No entanto, poucos conhecem a importância que ela teve ao apoiar o processo de Independência da Nação Brasileira. Passa-se a ideia de que a Independência foi conquista de Dom Pedro e José Bonifácio, porque eram homens, ocultando a liderança igualmente importante e decisiva de Dona Leopoldina.

Portanto, 7 de setembro é sim, a Proclamação da Independência, mas a Independência como um todo é comemorada desde o dia 1º de setembro de 1822, dia em que Dona Leopoldina decidiu o melhor para o Brasil.

As mulheres construíram nosso país. Estude sobre a atuação feminina, sobre nossas heroínas e seus feitos. Se você é mulher, não se esqueça: vote nas próximas eleições! O voto das mulheres também foi conquista nossa!

 

CAMPANHA DA ESCOLA FEMINISTA:

Rio de Janeiro, setembro de 2022.

Escola Feminista: blog de educação feminista gratuito.

Venha fazer um curso grátis conosco!

Site: escolafeministacom.wordpress.com

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veganismo em tempos de crise

5 de Junho de 2023: Dia Mundial do Meio Ambiente, em sintonia com o fim dos testes em animais no Brasil !