Libertem os Pássaros!

O Pássaro Cativo – Autor: Olavo Bilac.
 
 “Armas, num galho de árvore, o alçapão; 
 E, em breve, uma avezinha descuidada,
 Batendo as asas cai na escravidão. 
 Dás-lhe então, por esplêndida morada,
 A gaiola dourada;
 Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:
 Porque é que, tendo tudo, há de ficar 
 O passarinho mudo, 
 Arrepiado e triste, sem cantar? 
 É que, criança, os pássaros não falam.
 Só gorjeando a sua dor exalam, 
 Sem que os homens os possam entender; 
 Se os pássaros falassem, 
 Talvez os teus ouvidos escutassem
 Este cativo pássaro dizer:
 “Não quero o teu alpiste! 
 Gosto mais do alimento que procuro 
 Na mata livre em que a voar me viste; 
 Tenho água fresca num recanto escuro
 Da selva em que nasci;
 Da mata entre os verdores, 
 Tenho frutos e flores, 
 Sem precisar de ti! 
 Não quero a tua esplêndida gaiola! 
 Pois nenhuma riqueza me consola
 De haver perdido aquilo que perdi…
 Prefiro o ninho humilde, construído
 De folhas secas, plácido, e escondido 
 Entre os galhos das árvores amigas…
 Solta-me ao vento e ao sol! 
 Com que direito à escravidão me obrigas?
 Quero saudar as pompas do arrebol! 
 Quero, ao cair da tarde, 
 Entoar minhas tristíssimas cantigas! 
 Por que me prendes? 
 Solta-me covarde! 
 Deus me deu por gaiola a imensidade:
 Não me roubes a minha liberdade… 
 Quero voar! voar!…” 
 Estas cousas o pássaro diria, 
 Se pudesse falar. 
 E a tua alma, criança, tremeria, 
 Vendo tanta aflição: 
 E a tua mão tremendo, lhe abriria
 A porta da prisão…”
 
 LIBERTEM OS PÁSSAROS!

Comentários

  1. Que lindo poema! Um verdadeiro hino à libertação animal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante saber que a Escola Feminista está presente, em defesa da comunidade vegana, tendo em vista a proteção dos animais. Muito agradecida pelo elogio!

      Excluir
    2. Não há de quê! Disponha! Estamos sempre prontas a apoiar seus projetos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veganismo em tempos de crise

5 de Junho de 2023: Dia Mundial do Meio Ambiente, em sintonia com o fim dos testes em animais no Brasil !